De acordo com o ranking do V-Dem, que tem a maior base de dados mundial sobre democracias, Portugal é o país da Europa do Sul com melhores índices democráticos

Portugal é a sétima melhor democracia do mundo, de acordo o ranking do instituto V-Dem, ficando atrás apenas da Dinamarca, Estónia, Suécia, Suíça, Noruega e Bélgica, conta o “Público” esta segunda-feira.

Nos últimos três anos, Portugal subiu três lugares neste ranking. Neste momento, é o país da Europa do Sul com melhores índices democráticos e também aquele onde os níveis de infeção e mortes por covid-19 têm sido mais baixos.

“O estado de emergência aqui tem sido consensualizado entre Presidente da República, Governo e partidos, mas também com a sociedade civil”, nota Tiago Fernandes, o coordenador do relatório V-Dem para Portugal e Europa do Sul.

As reuniões que Governo e Presidente têm tido com a concertação social, banqueiros, Igreja Católica e outras instituições, “o que demonstra um esforço de entendimento coletivo entre forças políticas e sociedade civil”.

Durante a crise do covid-19, Portugal foi o único país europeu que procedeu à regularização extraordinária dos imigrantes para lhes garantir igualdade de acesso à proteção social.

Fonte: Expresso


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PT
EN PT